A casa de banho é um local propicio a entupimentos, seja na sanita, no lavatório ou no ralo do chuveiro ou da banheira. Este último é bastante comum e igualmente desagradável, pois você acaba por encontrar um ambiente cheio de água e com um odor pouco convidativo.
Mas, porque, os ralos entopem?
O sistema de esgotamento de uma casa de banho, em geral, possui um ralo central que coleta a água servida de todos os equipamentos da sua casa de banho (exceto das sanitas), como pias, chuveiros e banheiras. Todos os ralos da sua residência contam, normalmente, com um sistema de proteção que evita que detritos maiores caiam pelo ralo e atinjam as tubagens, provocando o entupimento das mesmas. Essa proteção pode ser feita por grelhas de metal ou de plástico e por um sistema de sifão, que é instalado no seu interior.
Mesmo com toda essa proteção, muitas vezes os ralos sifonados (como são chamadas essas estruturas) podem entupir devido à presença de corpos estranhos capazes de vedar a passagem de água pela tubagem. Em geral, esses materiais são cabelos, resíduos de sabonete, grampos, óleos corporais ou excesso de produtos como espumas de xampus e outros pequenos objetos que possam vir a cair nos ralos.
Quais as primeiras medidas que devo tomar ao notar que meu ralo está entupido?
Se você percebeu que a água da banheira não está a escoar corretamente, é porque seu ralo pode ter algum bloqueio. Por isso, assim que notar esse problema, siga os passos abaixo:
Prepare o local para realizar o desentupimento: retire todos os itens que possam estar próximos ao local entupido e tenha à mão panos de limpeza, saco de lixo, balde com água e pequenas ferramentas, como chave de fendas e outros itens que possam ser importantes.
Examine o ralo que irá desentupir: antes de tomar qualquer medida é muito importante que você examine cuidadosamente o ralo. Em alguns casos, você poderá facilmente notar o objeto que está a gerar o entupimento. Se você conseguir enxergar o problema, use um arame para remover o máximo possível do material e teste com água. Em geral, o acúmulo de cabelo acaba por entupir os ralos e eles podem ser facilmente retirados com um pequeno arame usado para ‘pescar’ os cabelos.
plumbing-snakeUse um desentupidor manual: se um arame não for suficiente ou você não conseguir enxergar o que está a entupir, o primeiro método que deverá usar é o desentupidor de aço rotativo. Eles podem ser encontrados em lojas de materiais de construção com tamanhos variados e são próprios para desentupir ralos.
Em alguns casos, você terá de retirar a tampa do ralo com uma chave de fenda e, então, empurrar o desentupidor através do sistema. Faça o movimento rotativo e certifique-se de usar os procedimentos descritos pelo fabricante do desentupidor para não prejudicar as tubagens do seu ralo.
Talvez seja necessário colocar um pouco de força na hora de empurrar o desentupir por sobre as tubagens, especialmente quando atingir o bloqueio. Uma vez que alcançar a extremidade do tubo, retire o desentupidor e verifique se coletou todo o material.